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Tadzio Veiga - diretor, coreógrafo, performer e pesquisador

1998, São Bernardo do Campo - SP.

Reside em São Paulo capital desde 2010.

Busca, em seus trabalhos, justapor e aglutinar corpos, superfícies, linguagens e domínios simbólicos supostamente incompatíveis, atravessando e sendo atravessado por modalidades como a dança, o teatro, a manufatura, o vídeo, o som, a fotografia, a festa, o esporte e formatos compartilhados.

Nas investigações mais recentes, o interesse pelos acontecimentos de corpo e as possibilidades de alteração do mesmo é recorrente.

Tadzio é diretor e coreógrafo do Teatro da Matilha, amontoado de dança-teatro e linguagem performativa, por onde foram realizados os espetáculos "Rito qualquer para qualquer coisa" (estreia 2023) "Foda-se eu" (estreia 2023), "Dissolução festiva: geração z" (estreia 2019), e as residências "Avesso do Narciso" (Kasulo Espaço de Arte, 2022) e "Piripaque" (Casa das Caldeiras, 2023). Em 2023, iniciou uma pesquisa de dança em formato de solo, estreando "Para todos os órgãos que por vezes 'eu' não tenho", trabalho que foi realizado nas cidades de Ouro Preto (MG), Belo Horizonte (MG) e Rio Branco (AC). Foi diretor-propositor do Teatro da Destruição, núcleo de investigação e práticas voltadas às possibilidades da destruição no sentido literal, pelo qual foram realizados os "Episódios de Destruição" - "Aspiração" (2019), "Krampus virá nos visitar" (2019) e "Ritual de sacrifício de um cachorro de brinquedo) (2021), os "Seminários de Destruição" - "Fase Vermelha" (2021) e "Ano Novo" (2022), e os respectivos eventos de performance de destruição. Tadzio iniciou em 2024 o projeto "Teatro Gregarista: performance em agrupamentos aniquilatórios", uma pesquisa de teatro, performance, dança e artes plásticas que tem como mote a observação e verticalização de totalizações de nossas vidas.

Mestrando em Artes Cênicas na Universidade Federal de Ouro Preto, sob orientação do Prof. Dr. Éden Peretta, com pesquisa intitulada "Corpo sem Órgãos da Vida, Corpo sem Órgãos da Morte: possibilidades de esvaziamento e povoamento do corpo em Antonin Artaud e Hijikata Tatsumi". Tadzio é bacharel em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP, onde realizou a iniciação científica "O teatro da destruição: origens e possibilidades da destruição de materiais no happening e na performance art", sob orientação do Prof. Dr. Vinícius Torres Machado (2019 e 2020). Nos anos de 2019 e 2022 foi residente no Centro da Referência de Dança da Cidade de São Paulo, onde foram criados e os espetáculos "Dissolução festiva: geração z" e "Foda-se eu", respectivamente, do Teatro da Matilha.

Integra o espetáculo "História do Olho - um conto de fadas pornô-noir", da diretora e pesquisadora Janaina Leite, que teve estreia na MITsp 2022, temporada no TUSP, apresentações no Festival Adelante! (Heidelberg, Alemanha, 2024) e outras apresentações avulsas, atuando como ator-performer e na concepção de objetos de cena. Foi preparador corporal e provocador cênico de "Chá de Bebê", de Giovanna Paiva, com abertura no Terça Aberta no Kasulo, em 2022. Em plataformas online, participou da Mostra Fringe do Pink Umbrellas Art Residency com a estreia autoral de "YHH4" (2021), da Plataforma Mixtape do Núcleo Cinematográfico de Dança com “Alguma Couraça” (2021), do Homeostasis Lab com as obras “Transeunte” e “1920 mortes” (2021), "Fase Vermelha: uma galeria de destruição" e "Fase Vermelha: um filme de destruição" (Mostra [em]curtas da Universidade Federal de Uberlândia) do Teatro da Destruição, como provocador, organizador e editor (2021). Tadzio possui formações complementares que passam pela investigação do pensamento, do corpo e da matéria inanimada, nos domínios do teatro, da dança, da performance, da filosofia e das artes plásticas.

Acesso ao lattes aqui.

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